Resumo
A educação do corpo nas escolas é entendida, na maioria das vezes, apenas como responsabilidade da disciplina educação física. Contudo, na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, o número de horas relativas às aulas de educação física é pouco se comparado ao tempo que a criança permanece na escola. As condutas esperadas, os trajes, a arquitetura, os cuidados com a saúde e higiene, o espaço físico em que o corpo está inserido, a mobília e os utensílios são algumas das muitas maneiras de educá-lo. Assim, o principal objetivo deste estudo é analisar quais aspectos da educação do corpo são encontrados nos currículos dos cursos de pedagogia, que podem influenciar os/as professores/as da Educação Infantil e Ensino Fundamental. As questões que nortearam esta pesquisa foram: como os/as professores/as que passam a maior parte do tempo com as crianças são preparados/as para lidar com o corpo dos/as alunos/as e com seu próprio corpo durante a interação professor (a) /aluno (a)? Quais conteúdos do currículo permitem compreender, dialogar e contribuir com a educação do corpo? Foram analisados os currículos de duas Universidades da Região Metropolitana de Campinas, uma pública estadual e uma privada sem fins lucrativos, considerando os títulos das disciplinas oferecidas, suas ementas e seus planos de aula disponíveis, com a finalidade de responder a esses questionamentos