Aspectos gerais da deficiência auditiva

Parte de Atividades físicas e esportes adaptados . páginas 57 - 67

Resumo

No decorrer dessa primeira seção, você aprenderá conceitos e particularidades relacionados à deficiência auditiva para que, futuramente, consiga elaborar e desenvolver um plano de ensino esportivo e/ou plano de aula para essa população. Conhecendo as características da deficiência ficará mais fácil abordar os principais conteúdos para alcançar o melhor desenvolvimento e proporcionar experiências que acrescentem na formação do aluno. Para isso, preparamos uma situação-problema para que você reflita e aprenda de maneira prática e aplicada ao seu cotidiano. Ao iniciar seus trabalhos no núcleo de reabilitação, você assume uma turma de três pacientes. Seu gestor, minutos antes, lhe apresenta dois novos pacientes que estão acompanhados dos profissionais do Centro. Nesse momento, você obteve importantes informações sobre eles: Carol tem 22 anos, apresenta surdez total desde que nasceu, e tem o conhecimento básico da Libras Daniel tem 30 anos, perdeu parcialmente sua audição aos 9 anos em um acidente e consegue falar com um ‘‘sotaque’’ diferente. Atentar-nos-emos apenas em Carol e Daniel. Os demais integrantes da turma possuem a mesma faixa etária e são deficientes auditivos com preservação parcial da audição em diferentes níveis e com baixo domínio da Libras.