Aspectos gerais da deficiência intelectual

Parte de Atividades físicas e esportes adaptados . páginas 23 - 32

Resumo

A deficiência intelectual apresenta diferentes aspectos, sendo necessário entender suas características e limitações para que se torne possível desenvolver um trabalho adequado. Para continuar o estudo desta unidade, veremos que Manoel e Pedro continuavam ansiosos pelo segundo dia de visita aos colégios nos quais trabalham com crianças portadoras de deficiência e na inclusão da atividade física. Os dois então seguiram com o professor Rodrigo até o colégio ASAP, onde teriam uma reunião com os seus professores e diretores. Assim que chegaram à sala de reunião, o professor Rodrigo apresentou-os e explicou que eles realizam um trabalho de iniciação à docência, voltado à prática de atividade física por crianças com deficiência intelectual. O foco de suas atividades é o quinto ano do ensino fundamental, que conta com trinta e dois alunos, sendo quatro alunos deficientes intelectuais . Para que possam desenvolver suas atividades é importante que ouçam os demais professores da turma, pois, assim, torna-se possível identificar os problemas e propor soluções mais adequadas. Professores de diferentes disciplinas comentaram que os alunos com deficiência intelectual se mostram apáticos e desinteressados dentro da sala de aula. A mesma reclamação se repete com o professor de educação física, que também cita a apatia e o constante desinteresse dos alunos