Aspectos gerais da deficiência visual

Parte de Atividades físicas e esportes adaptados . páginas 99 - 108

Resumo

No decorrer dessa primeira seção você aprenderá conceitos e particularidades relacionados à deficiência visual para que futuramente consiga elaborar e desenvolver um plano de ensino esportivo e/ou plano de aula para essa população. Conhecendo as características da deficiência, ficará mais fácil abordar os principais conteúdos para alcançar o melhor desenvolvimento e proporcionar experiências que acrescente na formação do aluno. Para isso, preparamos uma situaçãoproblema para que você reflita e aprenda de maneira prática e aplicada ao seu cotidiano. Nessa situação vamos começar a explorar e compreender as limitações da deficiência visual no contexto da pedagogia esportiva infantil. No clube em que você está trabalhando, a turma com a qual terá que desenvolver as atividades é composta por crianças de 11 a 13 anos, com deficiência visual, congênita ou adquirida. Os integrantes da turma são: Maria, de 12 anos, diagnosticada com Deficiência Visual (DV) – Congênita, nascida sem a córnea; João, de 13 anos, diagnosticado com DV – Congênita adquirida antes dos 3 anos de idade em um acidente, devido a um esmagamento do globo ocular direito e esquerdo; Lúcia, de 12 anos, diagnosticada com Baixa Visão (BV) – Congênita; Mauro, de 11 anos, diagnosticado com BV – Congênita. Nenhum dos alunos se conhecia ainda.