Aspectos de Intervenção na área da Educação Física Escolar e a Política Inclusiva
Por Maria Elisa Caputo Ferreira (Autor).
Em IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Os números de pessoas com deficiência segundo o Censo de 2000 do IBGE surpreendeu até mesmo os profissionais que atuam no setor. O Brasil das pessoas com algum tipo de deficiência é formado por cerca de 24,5 milhões de pessoas, o equivalente a 14,5% da população. Esses números justificam a necessidade de discutir os desafios da política inclusiva. A situação atual do atendimento às necessidades escolares da criança brasileira é, ainda hoje, responsável pelos índices assustadores de repetência e evasão do ensino fundamental. Entretanto, no imaginário social, como na cultura escolar, a incompetência de certos alunos - os pobres e os que têm deficiência - para enfrentar as exigênciasda escolaridade regular é uma crença que aparece na simplicidade das afirmações do senso comum e até mesmoem certos argumentose interpretações teóricas sobre o tema.