Resumo

Ao longo da pandemia do COVID-19, o cenário da atuação do profissional de Educação Física sofreu com mudanças. Com as academias fechadas e o medo da contaminação, a busca por exercícios físicos que pudessem ser realizados sem sair de casa aumentaram durante a pandemia. Com isso, o profissional de Educação Física teve que se adaptar para atender de forma online seus alunos.

Objetivo: Identificar os fatores motivacionais e o nível de motivação de praticantes do treinamento de força realizado no formato presencial e on-line.

Métodos: Estudo observacional, com amostra por conveniência, para o qual foram selecionados para participar 35 indivíduos praticantes de musculação. Para colher identificar os aspectos motivacionais presentes durante o treinamento de força realizado de forma online e presencial, foi aplicado um questionário ao longo de seis sessões de treinamento.

Resultados: Os resultados mostraram que o treino presencial traz mais motivação ao aluno, tendo mais fatores propulsores para a realização de exercícios físicos, proporcionando um ambiente propício para maior sociabilidade entre praticantes. Para os homens e mulheres, a melhora da saúde, prazer, controle de estresse e estética são fatores muito importantes para praticarem exercícios físicos.

Conclusão: De acordo com os resultados encontrados, apesar de não terem sido observadas diferenças na frequência e duração das sessões de treinamentos, o treinamento realizado presencialmente pode ser considerado mais motivante, sendo esse um formato de treinamento propício para uma maior sociabilidade entre os praticantes de exercícios físicos.

pdf

Acessar