Resumo

O Futebol Society, modalidade derivada do futebol, foi estabelecido no Brasil no ano de 1985, e foi crescendo de forma acelerada, passando a ganhar força após o fechamento dos campos de várzea. No início do século XX, iniciou-se a participação do público feminino, mesmo sendo minoria. Após o aumento relacionado à prática esportiva feminina, passaram a surgir questionamentos e a necessidade de compreender quais são os fatores motivacionais que conduziam a escolha do público feminino por determinada modalidade esportiva. Portanto, essa pesquisa teve como objetivo identificar quais os aspectos motivacionais que levam o público de mulheres à prática e consumo do Futebol Society na cidade de Divinópolis-MG. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva. A amostra foi constituída por método de conveniência, num total de 36 participantes do sexo feminino, nível amador, categoria adulta, com média de idade de 27 anos e moradoras da cidade de Divinópolis-MG. Foi aplicado questionário adaptado do Inventário de Motivação para a Prática Desportiva, criado por Gaya e Cardoso (1998). Verificou-se que os aspectos motivacionais que se enquadram na dimensão “Amizade/Lazer” são os aspectos de maior importância para as praticantes, seguidos pelos aspectos motivacionais da dimensão de “Saúde” com destaque: Para exercitar-se e Para manter a saúde.  Espera-se com este trabalho, apresentar subsídios para discutirmos a importância do acesso e consumo de mulheres às práticas esportivas nos mais diversos territórios e regiões.

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