Resumo

A bibliografia consultada apresenta motivação como parte integrante na vida de todo ser humano. Ao observarmos a Teoria das Necessidades Básicas de Maslow (1954), parece ser possível afirmar que a motivação acontece em níveis diferenciados entre os seres humanos, onde para alguns o nível é altamente considerado, enquanto que em outros pode aparecer de forma moderada ou muito baixa que quase não percebemos.Outra Teoria que nos vem ajudar a compreender a motivação é a Teoria do "U" invertido, onde os sistemas emocionais, mentais e fisiológicos são ativados para produzir as respostas, e que a ansiedade, intimamente ligada aos conceitos de incitação e ativação, influencia nos mecanismos de produção destas respostas (Magill, 1984).Parece não poder ser diferente com a atividade desportiva, no nosso caso a natação, onde os problemas motivacionais parecem ser diversos, chegando até a afetar a performance dos atletas como também colocar em risco um programa de natação. Hoje vivemos em um mundo que busca a competência institucional e pessoal, dessa forma acreditamos que somente venceremos esta competição se tivermos, efetivamente, fundamentos na força do conhecimento, Susan Biddle (1986) através de seu estudo sobre Motivação para o Exercício vem corroborar parte deste pensamento.O Objetivo deste estudo foi identificar e analisar quais são os principais aspectos que determinam o interesse e a prática da natação nos alunos da escolinha e nos atletas de natação da Associação dos Docentes da Escola Superior de Educação Física do Pará - ADESEFPa e, a partir desta identificação, propor ou não mudanças técnicas, acadêmicas e estruturais na Associação, visando um melhor aproveitamento dos interesses dos nadadores.Neste estudo serviram de amostra 95 nadadores na faixa etária de 9 - 12 anos, escolhidos randomicamente, pertencentes a escolinha e a equipe de natação da ADESEFPa. O nível de significância estatística para pesquisa foi de 0,05, onde usamos o teste de independência do fator "qui quadrado" por investigarmos mais de um grupo (Wonnacott, 1990).Finalmente, com base no objetivo e resultados deste trabalho de pesquisa, podemos afirmar que a ADESEFPa atravessa um momento no qual se faz necessário repensar, como também refletir, seu programa de natação para que o mesmo possa melhor atender as diferenças individuais de seus adeptos e assim elevar seus níveis motivacionais. Dessa forma, acreditamos que através dessas mudanças possamos, também, trabalhar as questões motivacionais, obtendo assim um crescimento vertical e positivo no programa de natação.

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