Aspectos Neurais em Chutes no Futebol: Um Estudo de Caso Sobre a Adaptação de Técnicas Cinemétricas Para Avaliação e Treinamento Cognitivo
Por Erick Francisco Quintas Condea (Autor), Alberto Filgueiras (Autor), Joana Bastos Matos (Autor), Raphaela Barbosa de Andrade (Autor), Paulo Sério Ribeirod (Autor), Adriana de Lacerda Mirandae (Autor), Emílio Takasec (Autor).
Em Ciências e Cognição v. 17, n 2, 2012. Da página 177 a 184
Resumo
Nos esportes, procedimentos de cinemetria são amplamente utilizados para a análise do gestual do atleta, mas raramente são empregados de forma a considerar aspectos cognitivos relacionados ao movimento. O presente trabalho se constitui como um estudo de caso que discute a implementação de um método cinemétrico capaz de considerar também processos cognitivos de alta ordem durante chutes de bola parada no futebol, como o cálculo da dimensão espacial, o estabelecimento de engramas motores, a identificação de tendências motoras e a variabilidade da precisão. As imagens da variação motora ao redor de um alvo pré-estabelecido foram analisadas através do software Dartfish Connect e através de análises estatísticas. Para descrição dos resultados, consideramos a distribuição espacial dos chutes ao redor do alvo e a identificação de tendencias nos programas motores. Os achados foram compartilhados com atletas e comissão técnica a fim de ampliar a consciência dos detalhes relacionados ao desempenho individual. Em conclusão, vimos que a adaptação metodológica da cinemetria para o estudo da cognição relacionada ao chute pode auxiliar treinadores na escolha do cobrador mais eficiente e na identificação das melhores estratégias para estímulos no treinamento personalizado. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (2)