Aspectos Pedagógicos do Ensino do Tecido Acrobático: Análise de Algumas Produções
Por Julia Marroffino Simões (Autor), Eliana Ishibashi de Toledo (Autor).
Em I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: A busca pela prática de atividades físicas tem crescido atualmente de maneira considerável, e segundo muitos autores, a prática de atividades circenses também, como uma das possibilidades de condicionamento físico e promoção da saúde de forma diferenciada, por meio de suas modalidades. Algumas delas se desenvolveram mais, como os malabares, as acrobacias e o trapézio; mas o tecido acrobático apresentou seu maior desenvolvimento nos últimos anos estando presente, não apenas de baixo das lonas do Circo tradicional, mas também em academias, clubes, associações, hotéis etc. Objetivo: Diagnosticar o tecido circense como essa modalidade vem sendo ensinada (métodos e estratégias de ensino), a partir das propostas disponíveis na literatura nacional, em livros e artigos científicos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja busca se deu através de um material bibliográfico que são relacionados a artigos acadêmicos e livros relacionados, no portal da Unicamp, Biblioteca e Google Acadêmico, com as seguintes palavras chaves: Tecido acrobático, Tecido Circense, Atividades Circense, Arte Circense, Circo Tradicional, Metodologia Circense, Métodos do Ensino do Tecido Acrobático. Resultados: Após análise do material bibliográfico utilizados para a pesquisa, foram encontrados poucos autores que definiram a metodologia de ensino do tecido acrobático, onde Otañon, Duprat e Bortoleto (2012) alertaram de que a maioria dos artigos relacionados aos aspectos técnico procedimentais do processo de ensino e aprendizagem do Tecido Acrobático é apresentada nos países como: a Inglaterra, os Estados Unidos, a Alemanha, a Suíça e a Dinamarca, o que dificulta o abranger da pesquisa. Conclusões: Encontraram-se três propostas de autores, onde estes citaram o ensino como manual didático, fruto de transmissão oral, e por fim uma falta de metodologia específica. Essa temática merece ser melhor desenvolvida, buscas internacionais são necessárias, assim como, a consulta a professores que já atuam no ensino do tecido, mas que não estão na área acadêmica.