Aspectos relacionados à intenção de contratar o serviço de treinamento personalizado: pesquisa de acordo com o sexo, a idade e o interesse para a prática de exercícios físicos
Por Átila Alexandre Trapé (Autor), Elisângela Aparecida da Silva Lizzi (Autor), Milton José de Azevedo (Autor), Gabriel Peinado Costa (Autor), Vinícius Siqueira Serrano (Autor), João Luiz Andrella (Autor).
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 4, 2022.
Resumo
Esse estudo investigou aspectos que podem impactar na intenção de contratação do serviço de personal trainer, de forma específica com relação ao sexo, idade e objetivo para a prática de exercícios físicos (estética, saúde ou condicionamento físico). Para a coleta dos dados, foram utilizados formulários online e uma escala validada (PALAZZI JUNIOR; CARDOSO, 2017). Foram analisadas as seguintes categorias: intenção de compra, habilidades sociais, aparência física e familiaridade. Participaram 313 pessoas sem o serviço contratado, sendo que destas 223 apresentaram a intenção de contratar. Os resultados mostraram maior intenção de contratar pelas mulheres, bem como pelos participantes com idade igual ou maior a 40 anos, que também ressaltaram a importância da aparência física e condicionamento físico do profissional. Dentre os que têm a “saúde” como objetivo, foi verificada a preferência de treinar ao ar livre e menor familiaridade com o exercício físico quando comparados aos outros objetivos “estética” e “condicionamento físico”.