Assessorias Esportivas em áreas Públicas da Cidade do Rio de Janeiro: Perfil Socioeconômico dos Gestores e Oportunidades Empreendedoras
Por Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro (Autor), Silvio de Cássio Costa Telles (Autor), Eduardo Cavalcante (Autor), Henrique Estides Delgado (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 7, n 1, 2018.
Resumo
A ocupação de espaços públicos por atividades esportivas e exercício físico de forma orientada é uma atividade pouco estudada, sobretudo nos aspectos de intervenção profissional e oportunidade econômica. Essa pesquisa é de natureza exploratória e descritiva e seu objetivo é mapear as assessorias esportivas na área públicas da cidade do Rio de janeiro nos dois eixos principais: a) perfil socioeconômico do gestor da assessoria esportiva; b) oportunidades de negócio contidas nessas assessorias. O tratamento de dados foi a estatística descritiva. O perfil socioeconômico do gestor das assessorias esportivas que atua em áreas públicas da cidade do Rio de Janeiro estudado em nossa pesquisa é homem, com mais de 30 anos e tempo de formação de mais de 10 anos. Estudou majoritariamente em universidade privada. Apenas cerca de um terço realizou curso de pós-graduação. Em relação ao negócio desenvolvido esse dá durante cinco dias da semana, preferencialmente no turno da noite, sendo a corrida a principal atividade física ensinada nesses espaços públicos. Como conclusão, apontamos a necessidade de compreender essa atividade econômica do ponto de vista do empreendimento, da formação profissional, da geração de renda e emprego no esporte em áreas públicas das cidades brasileiras.