Associação da Aptidão Cardiorrespiratória de Adolescentes com a Atividade Física e a Estrutura Pedagógica da Educação Física Escolar
Por Júlio Brugnara Mello (Autor), João Henrique Ploia Mello (Autor), Fernando Viana (Autor), Anelise Reis Gaya (Autor), Adroaldo Cezar Araujo Gaya (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 41, n 4, 2019.
Resumo
O objetivo do estudo é identificar a associac¸ão da aptidão cardiorrespiratória (ApC) de adolescentes com a atividade física (AF) e as características pedagógicas da educac¸ão física escolar (EFi). Avaliaram-se 236 escolares do ensino médio (90 meninos) e seus professores de EFi. Foi feito teste de corrida de seis minutos, foram usados pedômetros, questionário (escolares) e entrevista (professores). Usaram-se unidades de significado e categorizac¸ão por meio de análise de conteúdo, além do teste t de Student, Anova e regressão linear. A ApC dos escolares que não fazem EFi não difere da dos que fazem (p >0,05). Identificamos a falta de ac¸ão dos professores de EFi sobre a promoc¸ão da saúde (análise qualitativa). O sexo e a AF predizem 47% da variabilidade da ApC dos escolares (R2: 0,474; p < 0,01).