Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar a associação da aptidão física com o desempenho acadêmico global em crianças matriculadas no 5º ano de escolas públicas do município de Patos de Minas/MG. Foi realizado um estudo de corte transversal, com amostra de n=185 crianças. Foram coletadas as variáveis sociodemográficas, antropométricas, composição corporal (Índice de Massa Corporal, Percentual de Gordura), atividade física, tempo sentado, aptidão física avaliada por meio da bateria de testes Fitnessgram (Força e resistência abdominal, extensão do tronco, flexão de braço e pacer) e desempenho acadêmico, coletado junto à secretaria de cada escola participante. Para o artigo 1 foi realizada uma Regressão de Poisson, por meio dela foram identificados os fatores associados ao desempenho acadêmico. O teste de Wald foi utilizado para determinar a significância estatística. Foram realizadas análises bruta (p ≤ 0,20) e ajustada (p < 0,05). No artigo 2, para caracterizar a amostra foi realizada uma análise descritiva que gerou frequências absolutas e relativas. Foi utilizado o teste de Kolgomorov-Smirnov para verificar a normalidade dos dados. A comparação entre os sexos foi realizada pelo teste de Mann Withney. Por meio do teste de Spearman foi verificada a correlação bivariada entre as variáveis IMC, testes de aptidão física, atividade física, tempo sentado e notas em Português, Matemática, Geografia, História, Ciências e Média global das disciplinas. Na regressão de Poisson, na análise bruta, o sexo, classe econômica, IMC, %GC e o teste Pacer apresentaram associação significativa com o desempenho acadêmico (p ≤ 0,20). Os demais testes de aptidão física não foram associados ao desempenho acadêmico dos escolares (Teste Abdômen: RP=1,033; IC95%: 0,319-3,351; Teste flexão braço RP=0,701; IC95%%: 0,278-1,764; Teste extensão de tronco RP=1,708; IC95%: 0,711-4,106). Após a análise ajustada, se mantiveram significativamente associados ao desempenho acadêmico sexo (RP=2,493; IC 95%:1,029-6,041, p=0,043) e classe econômica (RP=6,583; IC 95%: 2,577-16,820, p<0,001). Na comparação entre os sexos, entre as meninas houve correlação entre desempenho acadêmico e aptidão física, principalmente para pacer (Média global: ρ= 0,242; Português: ρ= 0,324; Matemática: ρ=0,247; Ciências: ρ=0,223; p<0,05). Para os meninos houve correlação significativa do desempenho acadêmico com IMC (Média global: ρ=-0,224; Matemática: ρ=-0,230; Geografia: ρ=-0,278; História: ρ=-0,241 e Ciências: ρ=- 0,230; p<0,05) e associação entre tempo sentado e desempenho acadêmico [Média global (6,4%; p=0,019) e Matemática (5,8%; p=0,025)] e tempo de atividade física e desempenho acadêmico [História (4,9%; p=0,039) e Ciências (4,8%; p=0,042)]. Conclui-se que o sexo e a classe econômica de crianças do 5º ano de escolas públicas de Patos de Minas/MG foram associados ao desempenho acadêmico. O sexo masculino e a classe econômica D-E apresentaram aproximadamente seis e duas vezes, respectivamente, maior prevalência para notas insuficientes. Na comparação entre meninos e meninas, a aptidão física, IMC, atividade física e tempo sentado se associaram ao desempenho acadêmico, com diferenças observadas entre meninos e meninas. Meninos obtiveram resultados significativos do desempenho acadêmico com IMC, tempo sentado e atividade física, enquanto para meninas foi observado resultado significativo do desempenho acadêmico e aptidão física.

Citação: MAGALHÃES, Marília Rocha. Associação da aptidão física e desempenho acadêmico em crianças matriculadas no 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas do município de Patos de Minas/MG. 2019. 89f . Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .

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