Resumo

FUNDAMENTO: A associação de atividade física e o risco de doença coronariana (DCC), hipertensão e diabetes foi estudada anteriormente principalmente em estudos de acompanhamento separados. A presente análise enfoca a associação entre atividade física e essas três doenças metabólicas em uma coorte representativa de adultos.

MÉTODOS: O efeito da quantidade total e da intensidade da atividade física de lazer sobre o risco das três doenças foi estudado em uma coorte de 1.340 homens e 1.500 mulheres com idades entre 35-63 anos.

RESULTADOS: Durante os 10 anos de acompanhamento, as taxas de incidência por 1000 pessoas-ano para DCC, hipertensão e diabetes foram 108, 142 e 64 para homens e 75, 117 e 54 para mulheres, respectivamente. No modelo de riscos proporcionais de Cox, a quantidade total de atividade dos homens foi inversamente associada ao risco de doença coronariana e hipertensão. Um risco relativo ajustado para idade e tabagismo de 1,98 (intervalo de confiança de 95% [IC]: 1,22-3,23) para CC e risco ajustado para idade de 1,73 (IC 95%: 1,13-2,65) para hipertensão foram encontrados para o terço mais baixo grupo de atividade total em comparação com o terço mais alto da atividade total. A atividade vigorosa uma ou mais vezes por semana foi inversamente associada ao risco de hipertensão. Para as mulheres, tanto uma maior quantidade total de atividade quanto uma atividade vigorosa semanal tiveram uma associação inversa com o risco de diabetes. Um risco relativo ajustado por idade de 2,64 (IC 95%: 1,28-5,44) para diabetes foi encontrado para o terceiro grupo de menor atividade em comparação com o terço superior.

CONCLUSÃO: Os resultados sugerem um efeito preventivo da atividade física de lazer na DC, hipertensão e diabetes. Este efeito pode diferir entre homens e mulheres de meia-idade e a importância relativa da quantidade total e da intensidade pode variar dependendo da medida do resultado.
 

Acessar