Associação do Sexo, Rede de Ensino e Turno Escolar com os Níveis de Intensidade das Atividades Diárias de Crianças Medidos Por Acelerometria
Por Isabella Toledo Caetano (Autor), Maicon Rodrigues Albuquerque (Autor), Edmar Lacerda Mendes (Autor), Fernanda Ribeiro Nascimento (Autor), Paulo Roberto dos Santos Amorim (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 39, n 3, 2017.
Resumo
Este estudo teve o objetivo de analisar as atividades físicas (AF) de crianças em relação às recomendações de AF (RAF) e as influências do sexo, rede de ensino e turno escolar. Foram avaliados 101 escolares de escolas públicas e privadas e turnos matutino e vespertino. Os dados foram coletados por acelerômetros durante três dias. Foi usado Teste t Student para as comparações entre o sexo, rede de ensino e turno escolar (p < 0,05). O tempo em atendimento às RAF em minutos por dia foram: Sexo: masculino = 171,01 ± 43,35 e feminino = 198,85 ± 53,47; rede de ensino: pública = 198,93 ± 48,85 e privada = 157,32 ± 40,34; turno escolar: matutino = 198,76 ± 47,64 e vespertino = 167,68 ± 47,75. O sexo femino, a escola pública e o turno matutino apresentaram maior nível de AF.