Associação do tempo de atividade física com a percepção de estresse de professores universitários: dados preliminares de um estudo transversal na ufrj
Por Paula Guedes Cocate (Autor), Carla Diones Cupertino Ribeiro (Autor), Lucas De Oliveira Alves (Autor), Cyntia Mota (Autor), Fábio Gomes De Freitas (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Professores universitários são susceptíveis ao estresse, devido às suas múltiplas tarefas, incluindo atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão. Esta exposição ao estresse relacionada ao volume de trabalho pode levar ao esgotamento emocional e o desenvolvimento da síndrome de Burnout. Contudo, a prática regular de atividade física (AF) tem sido associada com menor nível de estresse e melhor qualidade de vida. OBJETIVO: Investigar associação do tempo de AF e do tempo sentado (TS) com a percepção de estresse (PE) em professores universitários. MÉTODO: Estudo de delineamento transversal com docentes do Centro de Ciências da Saúde, UFRJ, iniciado em outubro de 2022 e que finalizará em dezembro de 2023 (aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do HUCFF, CAAE=26901019.4.0000.5257). Para estimativa do tempo de AF e do TS foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ-versão curta). Já para avaliação da PE foi aplicada a escala de percepção de estresse (PSS10). Além disso, foram aferidos o peso e a estatura dos participantes. Para classificação do nível de AF usou-se o ponto de corte de 150 min ou mais de AF de intensidade moderada/vigorosa por semana. Para tal, agrupou-se o tempo de AF de intensidade moderada com vigorosa (AFMV). Para avaliar a associação do tempo de AF e TS com escore da percepção subjetiva de estresse utilizou-se modelos de regressão linear múltipla (STATA, 15.0). RESULTADOS: A amostra foi composta por 66 professores, sendo a maioria (75,8%) do sexo feminino (n=50), fisicamente ativos (65,15%, n=43), com média de idade de 48,2 (DP=10,5) anos, índice de massa corporal de 25,0 (3,9) kg/m2 e de tempo sentado de 8,5 (DP=2,8) h. O escore da PSS10 foi em média de 17,4 (DP=6,0) pontos. Após análise de regressão linear verificou-se associação significativamente inversa do tempo de AFMV com escores da PSS-10. Contudo, não foi observada associação entre o tempo de caminhada e o tempo sentado em dias de semana com o escore da PPS-10 (Tabela 1). CONCLUSÃO: Os resultados preliminares sugerem uma associação inversa entre o tempo de atividade física moderada/vigorosa com a percepção de estresse entre os docentes universitários.