Associação entre a carga horária de aulas e o tempo sentado em universitários ingressantes no ensino superior no estado da Bahia
Por Thiago Ferreira de Sousa (Autor), Karine Moraes Pereira (Autor), Ysamara dos Santos Conceição (Autor), Cristiane dos Santos Matos (Autor), Djalma Pereira Santana (Autor), José Carlos Aragão-Santos (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
O período universitário compreende momento de formação profissional de elevada dedicação as atividades acadêmicas, o que pode corresponder ao aumento do comportamento sedentário, sobretudo o tempo sentado. OBJETIVO: Estimar a associação entre o tempo dedicado as atividades em sala de aula e o tempo sentado em universitários ingressantes em uma instituição de ensino superior do estado da Bahia. MÉTODOS: Este é um recorte transversal referente a dados preliminares de um estudo de coorte a respeito dos universitários que ingressaram na Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, BA) no primeiro semestre letivo do ano de 2025. Foram convidados a participar todos os 1.525 ingressantes dentre todos os 34 cursos de graduação presenciais da instituição. A variável dependente foi o tempo sentado, categorizado como elevado quando superior a 9,28 horas por dia, conforme critério identificado em estudo sobre o tema. A variável independente foi a carga horária de aulas, obtida mediante o somatório de todas as disciplinas obrigatórias no período de ingresso dividido pelo número de semanas de aula para o período. Estimou-se a associação via Odds Ratio (OR), complementado pelo intervalo de confiança a 95% (IC95%), em análises brutas e ajustadas (idade, índice de massa corporal, tempo de sono e prática de atividade física no lazer). RESULTADOS: Dentre os 845 universitários avaliados, 30,8% apresentaram tempo sentado elevado e a carga horária de aulas média foi de 27,82 horas por semana. Na análise bruta, quanto maior a carga horária de aula, maior a chance de ocorrência de tempo sentado elevado (OR: 1,016; IC95%: 1,001-1,031). Na análise ajustada, a referida associação se manteve (OR: 1,016; IC95%: 1,001-1,032). CONCLUSÃO: Ao ingressar no ensino superior, maiores cargas horarias de aulas associam-se com maior chance de apresentar comportamento sedentário independentemente da idade, índice de massa corporal, tempo de sono e prática de atividade física.