Resumo

Sintomas de depressão e ansiedade são cada vez mais prevalentes em adolescentes e podem ser potencializados pelo tempo de tela em períodos de lazer. Objetivo: Analisar as associações longitudinais entre os tipos de comportamento sedentário a frente da tela realizados durante o período de lazer e os sintomas de ansiedade e depressão em adolescentes. Métodos: Estudo longitudinal realizado entre os anos de 2015 e 2019 em uma amostra de 150 escolares da rede pública de ensino da cidade de Londrina/PR. O tempo de tela (horas por dia) no lazer assistindo TV, vendo filmes/séries, jogando videogame ou no computador foi estimado no baseline de forma subjetiva. Os sintomas de ansiedade (Escala de Ansiedade Social para Adolescentes) e de depressão (Escala de Depressão para Crianças) foram estimados no follow-up. Análises de regressão linear estratificadas por sexo e ajustadas por covariáveis (idade, nível econômico, estado nutricional e atividade física) foram utilizadas para testar as associações entre os sintomas de depressão e ansiedade com o tempo gasto nos diferentes tipos de tela. Resultados: O tempo de tela total foi associado positivamente associado com sintomas de ansiedade em rapazes (b=1,187, p=0,005). Ver TV (b=2,978, p=0,041), assistir filmes/séries (b=3,114, p=0,039) e jogar videogame (b=3,904, p=0,002) foram associados a maiores escores de ansiedade em rapazes. Ver TV foi marginalmente associado a sintomas depressivos em rapazes (b=2,189, p=0,057), enquanto tempo assistindo filmes/séries foi marginalmente associado a escores aumentados de sintomas de ansiedade (b=2,901, p=0,083) e depressão (b=2,943, p=0,058) em moças. Conclusão: A maior exposição a diferentes tipos de tela no lazer parece se constituir como fator de risco para o aumento de sintomas de ansiedade em rapazes. 

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