Associação Entre a Faixa Etária e as Preocupações dos Estudantes-estagiários em Educação Física - Bacharelado
Por Rafael Assalim Vilela (Autor), Jorge Both (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 24, n 2, 2016. Da página 45 a 54
Resumo
O processo de socialização profissional, normalmente iniciado durante a realização dos Estágios Supervisionados Obrigatórios (ESO), possui o importante papel de mediar os conteúdos adquiridos durante o curso de graduação com a atuação profissional. Apesar de imprescindível para o momento de socialização, os ESO podem estar atrelados à preocupações, incertezas e inseguranças por parte dos estudantes-estagiários. Desta forma os objetivos da investigação foram: identificar as preocupações existentes entre estudantes-estagiários que realizavam ESO no Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina e analisá-las conforme a faixa etária dos sujeitos. Para tanto, realizou-se um estudo Delphi composto por dois momentos de coleta de dados. O primeiro momento buscou identificar as preocupações dos discentes que realizavam o ESO por meio de um questionário aberto, o qual foi analisado pela técnica de analise do conteúdo. O segundo momento buscou confirmar os temas abordados pelos discentes no primeiro momento da coleta de dados através de um instrumento construído, onde as questões apresentavam uma escala likert de concordância. Após a identificação das preocupações e confirmação dos itens avaliou-se o nível de preocupação conforme a faixa etária dos discentes através do teste Kruskal-Wallis (p<0,05). Os resultados evidenciaram a existência de preocupações associadas à Teoria de Fuller, principalmente nas dimensões Consigo e Tarefa, além disso, os estudantes demonstram preocupações com a Aprendizagem e com o Contexto do ESO. Em relação ao nível de preocupação considerando a faixa etária, constatou-se que os discentes mais jovens são mais preocupados, principalmente nos indicadores das dimensões Contexto e Impacto da Tarefa. Este fato pode estar atrelado à falta de experiências por parte dos acadêmicos mais jovens frente às atividades laborais desenvolvidas durante o ESO.