Resumo

O autoconceito é definido como a percepção que o indivíduo tem de si, de acordo com as suas experiências, que controla o processo informativo e exerce uma função de autorregulação. Essa construção pode ser influenciada por alguns aspectos, como as variáveis situacionais (nível socioeconômico, escolaridade, etnia entre outros), mas também pela prática esportiva (PE), que pode ter uma conotação mais social do que somente fisiológica. Entretanto, os resultados são controversos em crianças e escassos durante a adolescência. OBJETIVO: Verificar a associação entre a prática esportiva e o autoconceito global em escolares matriculados em escolas públicas de Londrina, PR. MÉTODOS: A amostra foi constituída aleatoriamente por 732 escolares com idade média de 11,8 ?0,6, sendo 384 moças, selecionadas em 10 escolas urbanas, de forma proporcional de acordo com as cinco regiões (leste, oeste, norte, sul e centro) do município. A PE foi obtida através de um questionário, com respostas dicotômicas e os sujeitos foram classificados em praticantes ou não. O autoconceito global foi avaliado pelo inventário Piers-Harris II e dicotomizado em Baixo e Alto (médio + alto). Foi utilizada a estatística descritiva em valores de média, desvio padrão e frequências e o teste Qui-quadrado, com significância de 5%. RESULTADOS: Os rapazes indicaram maior PE quando comparados com as moças (29,3% vs. 18,9%; p<0,001). A classificação do autoconceito baixo e alto foram semelhantes entre os sexos (P=0,590). Para os rapazes a PE associou-se com o autoconceito, de modo que, os escolares que relataram realizar PE tiveram maior frequência de autoconceito alto, quando comparado aos não PE com baixo autoconceito (42,1% vs.8,5%; X 2= 7,786; p=0,020). Para as moças, a PE não se associou com o autoconceito global (X 2 =4,421; p=0,110). CONCLUSÃO: Os resultados indicaram que somente entre os escolares do sexo masculino a PE foi associada ao autoconceito global. Estes resultados sugerem que, a prática esportiva pode ser uma importante ferramenta que auxilia no desenvolvimento do autoconceito, mas essa relação é diferente entre os sexos.

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