Resumo

O voleibol apresenta elevado encadeamento das ações técnico-táticas, exigindo dos atletas tomadas de decisão rápidas e adequadas ao contexto específico do jogo para que se obtenha o melhor resultado em cada situação. Pelo fato de proporcionarem a obtenção direta do ponto pela equipe, as ações terminais (saque, ataque e bloqueio) necessitam ser avaliadas com precisão e receber atenção especial dos treinadores no decorrer das sessões de treinamento e das competições. Objetivo: Considerando o exposto, o objetivo do estudo foi analisar o nível de associação entre a tomada de decisão e a eficácia nas ações terminais do voleibol. Método: Após aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (Parecer 377.922/2010), 313 atletas (ambos os sexos) vinculados às equipes participantes da fase final do Campeonato Catarinense de Voleibol de 2010 (categorias mirim, infantil e infanto-juvenil) participaram voluntariamente da investigação. Os dados foram coletados mediante a filmagem dos jogos e posteriormente registrados em fichas de observação, conforme protocolo do Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-Tático no Voleibol (IAD-VB). As informações foram analisadas no software SPSS (versão 23) por meio do teste Qui-quadrado, e o nível de significância adotado foi 0,1% (IC=99,99%). Resultados: A eficácia das ações terminais apresentou associação estatisticamente significativa com as tomadas de decisão prévias dos atletas investigados. Especificamente, encontrou-se que as tomadas de decisão adequadas associaram-se à eficácia adequada no ataque (71,1%), bloqueio (47,5%) e saque (40,6%), enquanto que as tomadas de decisão inadequadas resultaram em eficácia inadequada em 95,5% dos bloqueios, 35,1% dos saques e 22,6% dos ataques analisados. Conclusão: As evidências ressaltam o papel importante da tomada de decisão sobre a eficácia no desempenho das ações terminais do voleibol, motivo pelo qual deve-se buscar seu treinamento sistemático desde os escalões iniciais de formação desta modalidade.