Associação Entre Aptidão Física, Estratégias de Aprendizagem e Desempenho Escolar em Crianças de Nove a 11 Anos
Por Isabela Almeida Ramos (Autor), Rafael Cerqueira Costa (Autor), Stéphany Vieira Brito (Autor), Samuel da Silva Aguiar (Autor), Henrique de Oliveira Castro (Autor), Carmen Sílvia Grube (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
O exercício físico combate fatores prejudiciais à saúde de crianças como o percentual de gordura corporal e a aptidão cardiorrespiratória. O objetivo do presente estudo foi comparar e correlacionar o VO2máx, percentual de gordura, frequência cardíaca máxima, teste de desempenho escolar e estratégias de aprendizagem em crianças de nove a 11 anos. Participaram do estudo 30 escolares. Os resultados mostram que houve correlações moderadas entre o teste de desempenho escolar (TDE) parte escrita e dobras cutânea e a soma de dobras cutâneas, TDE escrita e percentual de gordura (%G), TDE leitura e percentil geral de estratégias metacognitivas e TDE total e dobra cutânea subescapular (SE). Conclui-se que o desempenho escolar possui relação com as estratégias de aprendizagem bem como com as variáveis de composição corporal e %G.