Associação Entre Aptidão Física, Estratégias de Aprendizagem e Desempenho Escolar em Crianças de Nove a 11 Anos
Por Carmen Sílvia Grubert Campbell (Autor), Henrique de Oliveira Castro (Autor), Samuel da Silva Aguiar (Autor), Stéphany Vieira Brito (Autor), Rafael Cerqueira Costa (Autor), Isabela Almeida Ramos (Autor).
Resumo
O exercício físico combate fatores prejudiciais à saúde de crianças como o percentual de gordura corporal e a aptidão cardiorrespiratória. O objetivo do presente estudo foi comparar e correlacionar o VO2máx, percentual de gordura, frequência cardíaca máxima, teste de desempenho escolar e estratégias de aprendizagem em crianças de nove a 11 anos. Participaram do estudo 30 escolares. Os resultados mostram que houve correlações moderadas entre o teste de desempenho escolar (TDE) parte escrita e dobras cutânea e a soma de dobras cutâneas, TDE escrita e percentual de gordura (%G), TDE leitura e percentil geral de estratégias metacognitivas e TDE total e dobra cutânea subescapular (SE). Conclui-se que o desempenho escolar possui relação com as estratégias de aprendizagem bem como com as variáveis de composição corporal e %G.