Associação Entre Atividade Física, Aptidão Cardiorrespiratória, Síndrome Metabólica, Crianças, Adolescentes. Física, Aptidão Cardiorrespiratória e Síndrome Metabólica em Crianças e Adolescentes. Estado da Arte.
Por Fernanda Karina dos Santos (Autor), Thayse Natacha Queiroz Ferreira Gomes (Autor), Daniel Santos (Autor), Antonio M. Prista (Autor), José Antônio Ribeiro Maia (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 16, n 1, 2011.
Resumo
O presente estudo teve como objetivo sintetizar os principais resultados da associação entre atividade física (AF) e/ou aptidão cardiorrespiratória com a síndrome metabólica (SM) em crianças e adolescentes. Efetuou-se uma busca on-line nas bases de dados Pubmed, Scopus, Web of Science e Lilacs para selecionar artigos que investigaram a relação entre AF e/ ou aptidão cardiorrespiratória e SM em crianças e adolescentes, publicados entre os anos de 2004 e 2009. Foram localizados 20 estudos que atenderam aos critérios adotados, dos quais 19 compuseram a amostra. Uma associação negativa entre AF e/ou aptidão cardiorrespiratória e SM foi observada. Os valores da associação apresentaram oscilação, a qual pode ser relacionada aos métodos utilizados para recolha da informação, à inexistência de critérios unânimes para determinação da SM em crianças e adolescentes, ao tamanho e características amostrais. Os resultados sugerem que incrementos dos níveis de AF (odds ratio de 1,3 a 5,16, e b = -0.02 a -0.21) e aptidão cardiorrespiratória (odds ratio de 2,42 a 13,0, e b = -0.09 a -0,44) em jovens se apresentam como estratégias para prevenção de fatoresde risco metabólico. Não obstante a representatividade dos dados, há a necessidade de estudos posteriores em populações de nações em transição, de forma a possibilitar uma
melhor compreensão desta relação.