Resumo


Este estudo buscou verificar possíveis diferenças dos níveis de atividade física relacionando com as condições socioeconômicas de escolares do município de Santa Cruz do Sul-RS. Possui caráter transversal-descritivo, tendo como sujeitos 350 escolares, com idade entre 7 e 17 anos, de ambos os sexos. Para a coleta de dados foi utilizado questionário adaptado previamente validado e a análise estatística constou do teste qui-quadrado. Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes na forma de deslocamento, ao que tange âmbito escolar e nível socioeconômico, para ambos os sexos. Destaca-se que estudantes do meio urbano e de níveis socioeconômicos inferiores mostraram-se mais ativos neste quesito. Na prática de atividade física, os resultados apontaram uma relação inversa desta variável com o nível socioeconômico. No âmbito escolar, observou-se a maior prevalência de sujeitos inativos na zona rural. A diferença da forma de deslocamento e atividade física dos escolares avaliados, tanto em relação ao âmbito escolar, quanto ao nível socioeconômico, demonstra diferentes perfis de escolares, que em futuros programas de intervenção devem ser considerados.
 

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