Resumo

RESUMO INTRODUCAO: Diferentes estudos corroboram com o entendimento de que criancas com maior competencia motora (CM) apresentam maiores niveis de atividade fisica (AF). Considerando que atividades estruturadas, como as aulas de Educacao Fisica (EF) podem ser determinantes para o aumento dos niveis de AF e como meio de oportunizar a melhoria da CM, o objetivo deste estudo foi analisar as possiveis associacoes entre os niveis de atividade fisica no horario escolar e a competencia motora de uma amostra representativa de pre-escolares do municipio de Joao Pessoa com e sem aulas de Educacao Fisica. METODOS: Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa com carater descritivo, correlacional e de delineamento transversal. A amostra foi constituida por 201 criancas de ambos os sexos (99 meninos), com idades entre tres e cinco anos (4.51 ± 0.79), matriculadas nos Centros de Referencia em Educacao Infantil (CREIs) da cidade de Joao Pessoa-PB (Brasil). A AF foi avaliada atraves de acelerometria e a CM atraves do Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2, ULRICH, 2000). Foram realizadas analises descritivas e a associacao entre as variaveis de estudo foi analisada utilizando o modelo de regressao linear generalizado, atraves do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versao 25.0. Adotou-se um nivel de significancia 5%. RESULTADOS: Tres modelos de regressao separados examinaram os efeitos da atividade fisica total (AFT) no horario escolar, da idade e do sexo nos escores motores (escore total de CM, locomotor e controle de objetos). Nao foram observadas associacoes entre AFT no horario escolar e o escore total de CM, locomocao e controle de objetos para ambos os grupos avaliados (com aulas e sem aulas de EF). A idade apresentou associacao positiva com o escore total, locomocao e controle de objetos quer para o grupo com aulas de EF (β=7.75; β=4.82; β=3.14), quer para o grupo sem aulas (β = 7.96; β = 4.13; β = 3.63). O sexo apresentou associacoes positivas apenas para o grupo com aulas (β = 6.77; β = 2.92; β = 3.85). CONCLUSAO: Observou-se que a AFT no horario escolar nao se associou com a CM, nem com os subtestes de locomocao e controle de objetos em ambos os grupos (com e sem aulas de EF). A idade se apresentou como um correlato da CM total e dos subtestes de locomocao e controle de objetos para ambos os grupos e o sexo como correlato para as mesmas variaveis, apenas para o grupo com aulas de EF.

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