Associação Entre Conhecer a Recomendação de Atividade Física e Estágios de Mudança de Comportamento
Por Luís Eduardo Argenta Malheiros (Autor), Marcus Vinicius Veber Lopes (Autor), Bruno Gonçalves Galdino da Costa (Autor), Juliana Pizani (Autor), Kelly Samara da Silva (Autor).
Em XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
Embora existam programas de promoção da saúde na escola com estratégias de ações educativas voltados à prática de atividade física (AF), questiona-se se o acesso ao conhecimento é suficiente para modificar o comportamento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a relação entre conhecimento sobre a recomendação de AF e os estágios de mudança de comportamento para AF. A amostra (n = 903, 51% meninas), foi composta por adolescentes (13,09 ±1,04 anos), de seis escolas municipais de Florianópolis, SC. Os participantes responderam sobre o tempo recomendado para a prática de AF para adolescentes, com respostas categorizadas em “subestima”, “superestima”, “conhece” e “não conhece”. Participantes foram classificados nos seguintes estágios: manutenção, ação, preparação, contemplação e pré-contemplação.