Associação Entre Desempenho Escolar e Nível de Habilidades Motoras Fundamentais
Por Bryan Scheuermann Jacob (Autor), Heloísa Marsaro Thomé (Autor), Bárbara Weis (Autor), Adelar A. Sampaio (Autor), Giovana Freitas (Autor), Michael Pereira da Silva (Autor), Oldemar Mazzardo (Autor).
Em XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
Estudos recentes têm demonstrado correlações entre habilidades motoras com desempenho acadêmico e cognitivo. O objetivo deste estudo é investigar a associação entre desempenho escolar e nível de habilidades motoras fundamentais em escolares dos anos iniciais do ensino fundamental. Este estudo tem caráter transversal e um delineamento descritivo correlacional. A amostra de 584 escolares do 2º ao 5º ano de ambos os sexos (55,1% meninas), foi extraída de 11 escolas municipais de Marechal Cândido Rondon-PR. Os instrumentos utilizados foram o teste Observacional de Avaliação em Padrões de Habilidades Motoras Fundamentais (FG-COMPASS) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Um questionário sociodemográfico avaliou o sexo, idade e classificação econômica. Foram realizadas análises descritivas, de tendência central, correlação de Spearman e correlação parcial.