Associação Entre Desempenho Escolar e Nível de Habilidades Motoras Fundamentais
Por Bryan Scheuermann Jacob (Autor), Heloísa Marsaro Thomé (Autor), Bárbara Weis (Autor), Adelar A. Sampaio (Autor), Giovana Freitas (Autor), Michael Pereira da Silva (Autor), Oldemar Mazzardo (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 24, n 1, 2019.
Resumo
Estudos recentes têm demonstrado correlações entre habilidades motoras com desem-penho acadêmico e cognitivo. O objetivo deste estudo é investigar a associação entre desempenhoescolar e nível de habilidades motoras fundamentais em escolares dos anos iniciais do ensino funda-mental. Este estudo tem caráter transversal e um delineamento descritivo correlacional. A amostrade 584 escolares do 2º ao 5º ano de ambos os sexos (55,1% meninas), foi extraída de 11 escolas mu-nicipais de Marechal Cândido Rondon-PR. Os instrumentos utilizados foram o teste Observacionalde Avaliação em Padrões de Habilidades Motoras Fundamentais (FG-COMPASS) e o Teste deDes