Associação Entre Desenvolvimento Motor e Estado Nutricional de Crianças em Fase de Educação Infantil

Por: Camilla Melo de Jesus, Daniely Bento Farias, Lídia Acyole de Souza Oliveira, Nathalia Costa Melo e Silva, Samanta Garcia de Souza e Yan Costa Santana.

40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

Send to Kindle


.Resumo

Introdução: A população mundial tem apresentado um aumento de peso considerável nos últimos anos, e dentre esta faixa etária da população, a de indivíduos do grupo pré-escolar tem despertado um interesse maior por ser a fase em que o desenvolvimento motor esta em grande evolução. O objetivo desse estudo foi analisar a associação entre desenvolvimento motor e estado nutricional de crianças em fase de educação infantil. Metodologia: a amostra foi composta por crianças de 4 e 5 anos do centro municipal de educação infantil (CMEi), viver a infância. a metodologia para a avaliação das habilidades motoras, foi utilizada a escala de desenvolvimento motor (edm) (2002), a avaliação antropométrica das crianças foi realizada utilizando-se as medidas de massa corporal (kg), estatura (m), índice de massa corporal – IMC (kg/m2). Os dados foram tabulados e analisados com auxílio do pacote SPSS versão 22.0. Inicialmente foram agrupados em média e desvio padrão. Antes das análises comparativas, foram aplicados os testes de normalidade, e mediante isso, foi utilizada estatística paramétrica ou não paramétrica. Além disso foram adotadas tabelas de frequência relativa e absoluta para as diversas classificações, e o teste que quadrado foi utilizado para verificar associação entre as variáveis qualitativas. O valor de significância fixado foi de 5%. Resultados: O presente estudo contou com a colaboração de 81 crianças de 4 e 5 anos, cuja idade cronológica média foi de 59,78 ± 9,41 meses. Destas, 57,3% (n=47) eram meninos e 42,7% (n=35) eram meninas. quando comparada a média da IMG e QMG entres os grupos de baixo peso, eutrófico e sobrepeso ou obesidade, não foi encontrada diferenças significativas. Entretanto, a literatura tem mostrado essa associação constantemente em alguns estudos que a obesidade e o sobrepeso tem influência no desempenho motor de crianças. CONCLUSÃO: Percebemos que não houve nessa amostra uma associação entre desenvolvimento motor e estado nutricional de crianças em fase de Educação Infantil, quanto ao DM a maioria das crianças apresentaram índices de desenvolvimento motor normal médio, identificamos que o estado nutricional das crianças atendidas no CMEI, mostra um dado relevante, reforçando a preocupação com a obesidade infantil que vem aumentando em idades como dos pré-escolares.

Endereço: http://celafiscs.org.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.