Associação Entre Diabetes, Hipertensão, Atividades da Vida Diária e Atividade Física Entre Idosos Usuários de Unidades Básicas de Saúde
Por Edson Zangiacomi Martinez (Autor), Anderson Soares da Silva (Autor), Laercio Joel Franco (Autor), Natalia Akemi Yamada Terada (Autor), Miriane Lucindo Zucoloto (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 21, 2019.
Resumo
O objetivo deste estudo transversal foi estimar a prevalência de hipertensão e diabetes autorreferidos em idosos usuários de unidades básicas de saúde em Ribeirão Preto, Brasil, e investigar a associação entre essas condições crônicas e atividade física e os grau de independência no desempenho das atividades da vida diária. O estudo incluiu 357 indivíduos com 60 anos ou mais. A classificação da atividade física foi baseada no Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e o Questionário de Atividades Funcionais Pfeffer (PFAQ) foi aplicado para avaliar as atividades da vida diária. A prevalência de diabetes esteve associada ao nível de atividade física, à autopercepção de saúde e ao grau de independência no desempenho das atividades da vida diária. Não foram encontradas associações significativas entre a prevalência de hipertensão e essas variáveis. Esses achados reforçam a relevância de estratégias contínuas de manejo do diabetes nas unidades básicas de saúde, com base na promoção de atividades físicas e ocupacionais.