Resumo

A dor lombar (DL) é a principal causa de anos vividos com incapacidade. No entanto, a associação entre DL e os níveis de atividade física (AF) ainda é pouco explorada.

OBJETIVO: Investigar a associação entre DL prévia e no momento com a AF diária e o alcance das recomendações de AF em adultos de meia-idade e idosos.

MÉTODOS: Este é um estudo seccional que incluiu voluntários do Estudo Longitudinal de Envelhecimento de Baltimore (BLSA), com >40 anos, que responderam a perguntas sobre presença e intensidade da DL no ano anterior. Um acelerômetro Actiheart foi utilizado pelos participantes por 7 dias para aferição objetiva da AF e foram geradas as informações de tempo de AF total, AF leve, AF moderada e AF vigorosa além do alcance das recomendações de AF segundo a Organização Mundial da Saúde. Modelos lineares generalizados e modelos logísticos foram realizados brutos e ajustados para potenciais fatores de confusão e todas as análises foram realizadas no software Stata13.0.

RESULTADOS: Foram incluídos 662 voluntários (50,8% mulheres, 68,1% brancos) com idade média de 68,0 (+11,4) anos. DL prévia foi relatada por 240 (36,3%) participantes, com intensidade média da dor de 3,5 +2,0 (variando de 0 a 10). DL no momento foi relatada por 5,7% (n=38), com intensidade média da dor de 4,1 +2,3. Os participantes que relataram DL no momento apresentaram níveis mais baixos de AF diária total (β -0,18, IC 95% -0,34 a -0,02) e AF vigorosa (β -0,29, IC 95% -0,56 a -0,007), além de menor probabilidade de alcançar às recomendações de AF (OR 0,20, IC 95% 0,05 a 0,92) em comparação com aqueles que não relataram DL. Por outro lado, a DL prévia não mostrou associação com os níveis de AF diária.

CONCLUSÃO: A presença de DL no momento parece estar negativamente associada aos níveis de AF, principalmente devido à menor participação em AF vigorosa. Nenhuma associação foi observada para a intensidade da dor.

Acessar