Associação entre dor lombar prévia e no momento com a atividade física em adultos de meia-idade e idosos
Por Diana Barbosa Cunha (Autor), Amal A. Wanigatunga (Autor), Eleanor M. Simonsick (Autor), Jennifer A. Schrack (Autor), Tatiana Rehder Gonçalves (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
A dor lombar (DL) é a principal causa de anos vividos com incapacidade. No entanto, a associação entre DL e os níveis de atividade física (AF) ainda é pouco explorada.
OBJETIVO: Investigar a associação entre DL prévia e no momento com a AF diária e o alcance das recomendações de AF em adultos de meia-idade e idosos.
MÉTODOS: Este é um estudo seccional que incluiu voluntários do Estudo Longitudinal de Envelhecimento de Baltimore (BLSA), com >40 anos, que responderam a perguntas sobre presença e intensidade da DL no ano anterior. Um acelerômetro Actiheart foi utilizado pelos participantes por 7 dias para aferição objetiva da AF e foram geradas as informações de tempo de AF total, AF leve, AF moderada e AF vigorosa além do alcance das recomendações de AF segundo a Organização Mundial da Saúde. Modelos lineares generalizados e modelos logísticos foram realizados brutos e ajustados para potenciais fatores de confusão e todas as análises foram realizadas no software Stata13.0.
RESULTADOS: Foram incluídos 662 voluntários (50,8% mulheres, 68,1% brancos) com idade média de 68,0 (+11,4) anos. DL prévia foi relatada por 240 (36,3%) participantes, com intensidade média da dor de 3,5 +2,0 (variando de 0 a 10). DL no momento foi relatada por 5,7% (n=38), com intensidade média da dor de 4,1 +2,3. Os participantes que relataram DL no momento apresentaram níveis mais baixos de AF diária total (β -0,18, IC 95% -0,34 a -0,02) e AF vigorosa (β -0,29, IC 95% -0,56 a -0,007), além de menor probabilidade de alcançar às recomendações de AF (OR 0,20, IC 95% 0,05 a 0,92) em comparação com aqueles que não relataram DL. Por outro lado, a DL prévia não mostrou associação com os níveis de AF diária.
CONCLUSÃO: A presença de DL no momento parece estar negativamente associada aos níveis de AF, principalmente devido à menor participação em AF vigorosa. Nenhuma associação foi observada para a intensidade da dor.