Associação Entre (in) Satisfação com a Imagem Corporal, Estado Nutricional e Nível de Coordenação Motora em Crianças e Adolescentes de Projetos Esportivos
Por Marcos Roberto Brasil (Autor), Vinícius Machado de Oliveira (Autor), Zacarias Chumlhak (Autor), Bruna Janaina Estevão (Autor), Thais Renata da Silva (Autor), Schelyne Ribas da Silva (Autor).
Em Cinergis v. 16, n 2, 2015. Da página 52 a 56
Resumo
Objetivo: identificar o nível de (in) satisfação corporal, estado nutricional e coordenação motora de crianças e adolescentes participantes de projetos esportivos e suas possíveis associações. Método: a amostra foi composta por 84 participantes de projetos esportivos com faixa etária entre nove a 16 anos, de ambos os sexos. A coordenação motora foi avaliada pelo teste KTK (Körperkoordinationstest Für Kinder), o estado nutricional através do índice de massa corporal (IMC) e a imagem corporal pelas silhuetas. Para a análise estatística, foram utilizados média e desvio padrão, teste T, frequência absoluta e relativa e o teste qui-quadrado. Resultados: identificou-se que 21,4% apresentam sobrepeso; na classificação do desempenho da coordenação motora, 27,4% apresentam perturbações na coordenação e 13,1% insuficiência na coordenação; já em relação à imagem corporal, 63,1% apresentam insatisfação com sua silhueta. Considerações finais: a coordenação motora não esteve associada com o IMC; por outro lado, a insatisfação corporal apresentou relação com o estado nutricional, sendo que os escolares apresentam uma imagem corporal distorcida, uma vez que a maior parte daqueles que apresentam excesso de peso estão insatisfeitos com seu corpo pela magreza.