Resumo

Objetivo:
Avaliar uma possível associação entre o nível de atividade física e o desempenho cognitivo em tarefas de memória e aprendizagem verbal em escolares.

Métodos e resultados:
A amostra foi composta por 16 escolares com idades entre 11 e 12 anos. O nível de atividades físicas realizadas fora do ambiente escolar foi mensurado pelo questionário específico para crianças (Florindo, 2006). A memória e a aprendizagem verbal foram avaliadas pelo Rey Auditory Verbal Learning test (RAVLT). Os escolares foram divididos em dois grupos: 1) ativos (≥300 min/sem; A) e 2) insuficientemente ativos (<300min/sem; IA). Os dados estão expressos em média ± DP. Foi utilizada análise de correlação de Person para avaliar uma possível associação entre o desempenho no teste RAVLT e o nível atividade física e teste T não pareado para comparar o desempenho entre os grupos no teste RAVLT. 62,5% dos escolares se enquadram no grupo A enquanto que 37,5% no grupo IA. Não houve diferença significativa para o desempenho cognitivo entre os grupos A e IA (46,4 ± 9,8 versus 39,0 ± 11,4; p=0,10), assim como para a associação entre o desempenho cognitivo e o nível de atividade física habitual (p=0,31; r=0,26).

Conclusão:
Os dados preliminares sugerem que não há uma relação entre o nível de atividade física e o desempenho cognitivo em tarefas de memória e/ou aprendizagem verbal em escolares. Entretanto, esses achados ainda devem ser interpretados com cautela e amostras maiores associadas à aplicação de outras tarefas cognitivas poderão elucidar melhor essa pergunta de grande interesse científico.