Resumo

A prática do taekwondo é uma forma dinâmica de atividade física que não só fortalece o corpo, mas também pode elevar a autoestima dos adolescentes. Através da superação de desafios físicos e mentais, os praticantes de taekwondo desenvolvem um senso de realização pessoal e autoconfiança.
OBJETIVO: Comparar o nível de atividade física e autoestima de adolescentes praticantes e não praticantes de taekwondo.
MÉTODOS: O estudo foi de corte transversal, em que a amostra foi composta por 60 adolescentes, 30 praticantes e 30 não praticantes de taekwondo de uma escola do interior de Minas Gerais. Os instrumentos utilizados foram o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e a Escala de Autoestima de Rosemberg. Para todos os tratamentos estatísticos foi adotado um nível de significância de p<0,05.
RESULTADOS: Pode-se observar que entre os praticantes de taekwondo 80% eram muito ativos. Quando comparado a escala da autoestima entre os praticantes de taekwondo e não praticantes foi possível observar que os praticantes de taekwondo apresentavam menor média (6,70±3,02 e 19,03±3,85, respectivamente), o qual reflete um nível de autoestima melhor.
CONCLUSÃO: It is concluded that there is a difference between the level of physical activity and self-esteem of taekwondo practitioners and non-taekwondo practitioners, with practitioners having better self-esteem.

REFERÊNCIAS

ALVES, C. F. A.; SILVA, R. C. E.; ASSIS, A. M. O.; SOUZA, C. O.; PINTO, E. J.; FRAINER, D. E. S. Fatores associados à inatividade física em adolescentes de 10-14 anos de idade matriculados na rede pública de ensino do município de Salvador - BA. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 15, n. 4, p. 858-70, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-790X2012000400016

AMARAL, F. C.; LAVORATO, V. N.; MOTA JÚNIOR, R. J.; MIRANDA. D. C.; LEITE, L. B.; OLIVEIRA, R. A. R. Autoestima de adolescentes praticantes e não praticantes de atividade física. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i16.38152

ANTUNES, C.; SOUZA, M. C.; CARVALHO, A.; COSTA, M.; RAIMUNDO, F.; LEMOS, E.; ... ; ANDRADE, A. Autoestima e comportamento de saúde e de risco no adolescente: efeitos diferenciais em alunos do 7° ao 10° ano. Psicologia, Saúde e Doenças, v. 7, n. 1, p. 117-23, 2006. Disponível em: https://www.sp-ps.pt/uploads/jornal/101.pdf

AVANCI, J. Q.; ASSIS, S. G.; SANTOS, N.C.; OLIVEIRA. Adaptação transcultural de Escala de Autoestima para adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 20, n. 3, p. 397-405, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000300007

CESCHINI, F. L.; FIGUEIRA, A. Nível de atividade física de adolescentes durante o ensino médio. Revista Brasileira de Ciência da Saúde, v. 3, n. 7, p. 33-37, 2006. DOI: https://doi.org/10.13037/rbcs.vol4n7.445

COSTA, O. M.; SANTOS, V. F.; BERNALDINO, J. A. S.; NASCIMENTO, G. S.; SOUZA, F. T. R. O taekwondo e sua contribuição na educação infantil: um estudo lúdico. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, n. 167, 2012. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd167/o-taekwondo-na-educacao-infantil.htm

DINI, G. M.; QUARESMA, M. R.; FERREIRA, L. M. Adaptação cultural e validação da versão brasileira da Escala de Autoestima de Rosenberg. Revista Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, v. 19, n. 1, p. 41-52, 2004. Disponível em: http://www.rbcp.org.br/export-pdf/322/19-01-04pt.pdf

FELICIANO, I. P.; AFONSO, R. M. Estudo sobre autoestima em adolescentes dos 12 aos 17 anos. Psicologia, Saúde e Doenças, v. 13, n. 2, p. 252-65, 2012. Disponível em: https://www.sp-ps.pt/uploads/jornal/245.pdf

FERNANDES, A. R. R.; VIANA, M. S.; LIZ, C. M.; ANDRADE, A. Autoestima, imagem corporal e depressão de adolescentes em diferentes estados nutricionais. Revista Salud Pública, v. 19, n. 1, p. 66-72, 2017. DOI: https://doi.org/10.15446/rsap.v19n1.47697

FERNANDES, H. M. Physical activity and mental health in adolescents: The mediating effect of self-esteem and body satisfaction. Revista de Psicologia del Deporte, v. 27, n. 1, p. 67-76, 2018. Disponível em: https://archives.rpd-online.com/article/view/v27-n1-fernandes.html

FERREIRA, H. S. As lutas na educação física escolar. Revista de Educação Física, n. 135, p. 36-44, 2006. Disponível em: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/428/450

FROIS, E.; MOREIRA, J.; STENGEL, M. Mídias e a imagem corporal na adolescência: o corpo em discussão. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 1, p. 71-77, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/7yndSDgPJX4jXXYJymhcWkM/

GOLL, J. R.; COSTA, S. L.; SOUZA, M. A. C. Autoestima e autoimagem dos adolescentes praticantes e não praticantes de handebol. Ágora para la Educación Física y El Deporte, v. 2, n. 16, p. 170-87, 2014. Disponível em: https://uvadoc.uva.es/bitstream/handle/10324/23777/AEFD-2014-2-autoestima-e-autoimagem.pdf?sequence=1&isAllowed=y

IPAQ. International Physical Activity Questionnaire. Scoring Protocol, 2005. Disponível em: http://www.ipaq.ki.se/scoring.pdf Acesso em: 24/04/2020.

LUCIANO, A. P.; BERTOLI, C. J.; ADAMI, F.; ABREU, L. C. Nível de atividade física em adolescentes saudáveis. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 22, n. 3, p. 191-3, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1517-869220162203139863

MACEDO, C. S. G.; GARAVELLO, J. J.; OKU, E.C.; MIYSGUSOCU, F. H.; AGNOLL, P.D.; NOCETTI, P. M. Benefícios do exercício físico para a qualidade de vida. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 8, n. 2, p. 19-27, 2003. DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.v.8n2p19-27

MATSUDO, S.; ARAÚJO, T.; MARSUDO, V. K.; ANDRADE, D.; ANDRADE, E.; OLIVEIRA, L. C.; BRAGGIONG, G. Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ): estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 6, n. 2, p. 5-18, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/RBAFS/article/download/931/1222/0

OUERGUI, I.; MAHDI, N.; DELLELI, S.; MESSAOUDI, H.; CHTOUROU, H.; SAHNOUN, Z.; FRANCHINI, E. Acute effects of low dose of caffeine ingestion combined with conditioning activity on psychological and physical performances of male and female taekwondo athletes. Nutrients, v. 14, n. 3, p. 571, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/nu14030571

PACÍFICO, A. B.; CAMARGO, E. M.; OLIVEIRA, V.; VAGETTI, G. C.; PIOLA, T. S.; CAMPOS, N. Comparação de aptidão física e qualidade de vida entre adolescentes praticantes e não praticantes de esporte. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 20, n. 6, p. 544-54, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-0037.2018v20n6p544

SANTOS, G. C.; STABELINI NETO, A.; SENA, J. S; CAMPOS, W. Atividade física em adolescentes: uma comparação entre os sexos, faixas etárias e classes econômicas. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 19, n. 4, p. 455-6, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.v.19n4p455

SANTOS, G. O.; BAGESTÃO, V. S.; SILVA, S.L. Efeitos dos exercícios físicos em crianças e adolescentes. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 8903-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-603

SILVA, J. F.; SILVESTRE, T. F.; SILVA, G. R.; TERRA, G. D. S. V.; NEIVA, C. M.; TAVARES, M. R.; BOAS, Y. F. V.; RODRIGUES, C. A. C. Análise comparativa da flexibilidade, agilidade e força de membros inferiores em adolescentes praticantes e não praticantes de Taekwondo. Conexão Ciência, v. 12, n. 3, p. 7-16, 2017. DOI: https://doi.org/10.24862/cco.v12i3.613

SILVA, L. C.; SANTOS, N. M. L. Efeitos do exercício físico nos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais em pessoas com depressão. Revista Científica Eletrônica de Ciências da FAIT, v. 14, n. 2, p. 1 -13, 2019. Disponível em: http://www.fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/8rmACQy634bi0CY_2020-6-19-20-47-56.pdf

TAMAYO, A.; CAMPOS, A. P. M.; MATOS, D. R.; MENDES, G. R.; SANTOS, J. B.; CARVALHO, N. T. A influência da atividade física regular sobre o autoconceito. Estudos da Psicologia, v. 6, n. 2, p. 157-65, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2001000200004

ZANOLLI, N. M. B. C.; CÂNDIDO, A.P.C.; OLIVEIRA, R. M. S.; MENDES, L. L.; PEREIRA NETTO, M.; SOUZA, A. I. S. Fatores associados a insatisfação corporal de crianças e adolescentes de escola pública em município da zona da mata mineira. Revista Atenção Primária à Saúde, v. 22, n. 1, p. 106-18, 2019. DOI: https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16400

Acessar