Associação Entre o Perfil de Ambiente e Condições de Trabalho com a Percepção de Saúde e Qualidade de Vida em Professores de Educação Básica
Por Érico Felden Pereira (Autor), Clarissa Stefani Teixeira (Autor), Rubian Diego Andrade (Autor), Fernanda Tolentino de Souza Bleyer (Autor), Adair da Silva Lopes (Autor).
Em Cadernos de Saúde Coletiva v. 22, n 2, 2014. Da página 113 a 119
Resumo
Objetivo:
Analisar as associações entre perfil de ambiente e condições de trabalho com a qualidade de vida de professores.
Métodos:
Estudo descritivo-transversal com 349 professores de Educação Básica de Florianópolis das redes estadual e municipal de ensino. Os professores responderam ao "Perfil de Ambiente e Condições de Trabalho" e questões de saúde. As variáveis foram associadas por meio de regressão linear, considerando-se como variável dependente a qualidade de vida e como variáveis explicativas a percepção das condições de trabalho.
Resultados:
As dimensões remuneração e benefícios e ambiente físico foram as que apresentaram maior insatisfação. Mais da metade dos professores estavam insatisfeitos com questões ergonômicas do mobiliário e equipamentos e com as condições de ruído e temperatura; 52,8% apresentavam esgotamento mental sempre/frequentemente e 50,1% afirmaram ter dificuldades com alunos agressivos. O perfil de ambiente e das condições de trabalho explicou 24,6% da avaliação do domínio meio ambiente de qualidade de vida.
Conclusão:
Os professores percebem que os benefícios da carreira estão aquém da relevância e das demandas da profissão. A insatisfação com as condições de trabalho se materializa pela diminuição da saúde desses profissionais. Além disso, o apoio social no ambiente escolar parece tornar as condições de ambiente mais favorável ao trabalho.
Palavras-chave : saúde escolar; saúde do trabalhador; desenvolvimento humano.