Associação Entre o Valgismo Dinâmico da Articulação do Joelho e a Altura do Salto Vertical em Atletas Jovens de Basquete
Por Natália Franco Netto Bittencourt (Autor), Luciana de Michelis Mendonça (Autor), Alberto Inácio da Silva (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
Verificar a associação do valgismo dinâmico de joelhos na impulsão com a altura do salto vertical em atletas jovens de basquete.
Métodos e Resultados:
Foram avaliados 40 atletas de basquete do sexo masculino durante a avaliação prétemporada do Minas Tenis Clube. O valgismo dinâmico do joelho foi operacionalizado como ângulo de projeção frontal do joelho (APFJ) no momento da impulsão do salto. A avaliação da altura do salto foi realizada com o tapete de contato Jump Test. A associação entre as duas variáveis foi analisada com a aplicação do método de regressão linear. Não foi observada associação entre a altura do salto e o valgismo de joelhos (R= 0,178).
Conclusão:
Não foi verificada associação entre o valgismo dinâmico de joelhos e a altura do salto vertical. O valgismo de dinâmico de joelhos predispõe à lesões por overuse dessa articulação e sua ocorrência durante a impulsão deve ser evitada. O treino da técnica do salto permite que o atleta melhore seu desempenho no gesto. É necessário que mais estudos sejam realizados com o objetivo de verificar a influência do valgismo de joelhos na altura do salto.