Associação Entre Participação Esportiva, Competência Motora e Status de Peso: Um Estudo Longitudinal
Por Rafael S. Henrique (Autor), Alessandro H. N. Ré (Autor), David F. Stodden (Autor), Job Fransen (Autor), Carolina M. C. Campos (Autor), Daniel R. Queiroz (Autor), Maria Teresa Cattuzzo (Autor).
Em Journal of Science and Medicine in Sport v. 19, n 10, 2016.
Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar se a competência motora basal, o status de peso e a participação esportiva no início da infância predizem a participação esportiva dois anos depois. desenhar Estudo longitudinal.
Método: Em 2010, a competência motora (controle de objetos e habilidades locomotoras), o status do peso e a participação esportiva foram avaliadas em 292 crianças entre três e cinco anos de idade. Em 2012, a participação esportiva foi reavaliada em 206 das 292 crianças originais. A regressão logística foi implementada para examinar se a participação esportiva inicial, a competência motora e o status de peso prediziam a participação esportiva dois anos depois.
Resultados: No modelo final, a participação esportiva em 2010 (OR = 9,68, IC: 3,46 a 27,13) e habilidades locomotoras (OR = 1,21, IC: 1,01 a 1,46) predisseram significativamente a participação esportiva após dois anos.
Conclusões: Estes resultados sugerem que a participação inicial de esportes e habilidades locomotoras mais avançadas em anos pré-escolares podem ser importantes para promover a participação continuada em esportes durante toda a infância.