Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar se a competência motora basal, o status de peso e a participação esportiva no início da infância predizem a participação esportiva dois anos depois. desenhar Estudo longitudinal.

Método: Em 2010, a competência motora (controle de objetos e habilidades locomotoras), o status do peso e a participação esportiva foram avaliadas em 292 crianças entre três e cinco anos de idade. Em 2012, a participação esportiva foi reavaliada em 206 das 292 crianças originais. A regressão logística foi implementada para examinar se a participação esportiva inicial, a competência motora e o status de peso prediziam a participação esportiva dois anos depois.

Resultados: No modelo final, a participação esportiva em 2010 (OR = 9,68, IC: 3,46 a 27,13) e habilidades locomotoras (OR = 1,21, IC: 1,01 a 1,46) predisseram significativamente a participação esportiva após dois anos. 

Conclusões: Estes resultados sugerem que a participação inicial de esportes e habilidades locomotoras mais avançadas em anos pré-escolares podem ser importantes para promover a participação continuada em esportes durante toda a infância.

Acessar