Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar em ratos wistar submetidos ao treinamento físco por natação, os efeitos da administração crônica do esteroide decanoato de nandrolona (DECA) sobre a modulação autonômica cardiovascular, morfometria cardíaca e renal e a associação entre estas variáveis.
Foram utilizados 32 ratos Wistar machos com idade de 20 semanas, distribuídos em 4 grupos experimentais de acordo com o tratamento recebido: sedentários controles (SC), sedentários que receberam o DECA (SD), treinados controles (TC) e treinados que receberam o DECA (TD). Para todas as análises estatísticas utilizaram-se níveis de significância de p<0,05.
Verificamos menor peso corporal no grupo de animais TD quando comparado aos demais grupos. O grupo SD apresentou maiores valores basais de PAS e PAD quando comparado aos SC, TC e TD, os quais apresentaram semelhanças entre si. Ambos os grupos treinados apresentaram maior bradicardia de repouso, menores valores absolutos de LF quando comparados aos seus respectivos grupos sedentários. Os animais SD mostraram uma menor variância da FC e maior valor absoluto do componente LF em relação aos animais do grupo SC. Os animais do grupo TC apresentaram maiores valores absolutos do componente HF em comparação aos grupos SC e SD, enquanto que os animais TD apresentaram menores valores em relação aos animais TC. Quanto aos valores normalizados da banda HF, o grupo SD apresentou valor reduzido em comparação ao grupo SC. Entretanto, ambos os grupos treinados apresentaram maiores valores normalizados da banda HF quando confrontados aos animais SD. A relação LF/HF da VFC foi significativamente menor nos grupos TC e TD em comparação ao grupo SD. Os animais do grupo SD apresentaram maiores valores da variância da VPAS e VPAD e maiores valores absolutos e normalizados da banda LF da VPAD, em comparação aos animais SC, TC e TD. O grupo TC apresentou-se maior variância da VPAS quando confrontado com o grupo SC. Os animais dos grupos SD e TC apresentaram maiores valores absolutos do componente LF da VPAS do que os animais SC. Os animais TD mostraram possuir menor variância da VPAD do que seu respectivo grupo sedentário, todavia, apresentaram maior variância em relação aos animais SC e TC. Os animais SD apresentaram significativamente maior % de fibrose renal em comparação aos animais dos grupos SC, TC e TD e uma maior % de fibrose cardíaca em comparação aos animais dos grupos SC e TC. Evidenciou-se correlação significativa entre a associação da modulação simpática da PA através do componente da banda LF da VPAD e os níveis basais da PAD e uma correlação negativa entre a modulação simpática da PA através do componente da banda de LF da VPAS e os níveis basais da PAS.
Evidenciamos que o treinamento físico aeróbio foi efetivo em reverter o quadro de disfunção autonômica cardiovascular com uma redução dos níveis pressóricos e melhora na fibrose cardíaca e renal em animais tratados com esteroide anabolizante. Em adição podemos concluir que o treinamento físico de natação concomitante preveniu tais disfunções, supondo importantíssimo papel cardioprotetor e renal.

Acessar Arquivo