Resumo

Alcançar níveis satisfatórios de coordenação motora grossa (CMG) depende das diferentes interrelações entre aspectos individuais e ambientais. A família, como agente primário, conduz a criança a experimentações do ambiente que disponibilizam e promovem situações que podem potencializar, ou não, o enriquecimento motor. Práticas saudáveis de atividade física (AF) no contexto familiar parecem ser muito importantes para o desenvolvimento da CMG de crianças. O objetivo deste estudo foi investigar a magnitude das associações entre os níveis de CMG de crianças e variáveis referentes à AF no contexto familiar, considerando as variáveis a nível do indivíduo (sexo, idade e índice de massa corporal (IMC). Participaram do estudo 2.040 crianças de seis a 10 anos de idade (991 meninos e 1049 meninas), estudantes do 1º aos 5º anos do ensino fundamental de 25 escolas públicas municipais de São José dos Pinhais-PR. Foram avaliadas estatura e massa corporal para o cálculo do IMC. A CMG foi avaliada por meio da bateria de testes KTK. Um questionário estruturado avaliou o deslocamento casa-escola, a participação dos pais na AF dos filhos, e o envolvimento da criança em brincadeiras com outras crianças em dias de semana e nos finais de semana em casa. Para testar as associações foi realizada uma regressão linear multinível, no software SPSS, nível de significância em 5%). Crianças mais velhas (β= 21,21 ± 0,52 p<0,001), e crianças com menores valores de IMC (β= -2,728 ± 0,186, p<0,001) tiveram melhores valores de CMG. Nas variáveis de AF no contexto familiar, crianças que brincam com outras crianças durante a semana (β= 4,348 ± 1,851; p <0,05) apresentam maiores valores de CMG. Sugere-se uma tendência de que crianças que praticam alguma AF física junto com os pais (β= 3,079 ± 1,61; p =0,056) também tenham melhor CMG. Os resultados sugerem que a AF no contexto familiar apresenta importante influência nos níveis coordenativos de crianças. Desse modo, proporcionar momentos de prática de AF juntos pais-filhos e crianças-crianças pode oportunizar vivências ativas e ampliação de repertório motor

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