Sobre
A obra intitulada “Associações Esportivas do Rio Grande do Sul: lugares e memórias”, na sua segunda edição, atualizada e revisada, é fruto de um trabalho coletivo, contínuo e perseverante, de salvaguarda da memória do associativismo esportivo no estado do Rio Grande do Sul (RS). A coleta e registro das informações iniciaram em dezembro de 1996, quando ocorreu a inauguração do Centro de Memória do Esporte (CEME) na
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a minha coordenação. Desde então, as fontes históricas foram expandidas, progressivamente, a partir da capital do estado, Porto Alegre, para outras cidades do RS. Isso permitiu uma ampliação dos registros das fontes que, inicialmente, estava circunscrito ao período de 1867 até 1945, recorte temporal da minha tese de doutorado. Num segundo momento, com a certificação do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física” (NEHME), pelo CNPq, no ano de 2005, e o meu ingresso, em 2006, como professora permanente no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS são mobilizados estudantes dos cursos de graduação, mestrado e doutorado, que se integram à pesquisa e auxiliam na produção da primeira edição da obra intitulada “Associações Esportivas do Rio Grande do Sul: lugares e memórias”, publicada em formato de CD-ROM, no ano de 2012.
Imediatamente após a publicação desta primeira edição, o trabalho de coleta de informações seguiu de forma intermitente, culminando com esta segunda edição que passo a apresentar na sequência. Nesta edição atualizada, foram acrescentadas, não apenas, informações relevantes sobre as associações esportivas já catalogadas na primeira edição, mas também registradas outras associações que não haviam sido localizadas até então, além daquelas fundadas a partir do ano de 2012. Em razão da quantidade de informações coletadas nos últimos 10 anos, esta segunda edição foi reestruturada, a fim de facilitar o acesso ao conteúdo, posto que o trabalho aqui apresentado transpõe secularidades, ao mesmo tempo em que sinaliza a manifestação de espaços no tempo presente.
Devido ao grande número de associações esportivas identificadas ao longo de três séculos, para a organização desta versão optou-se por dividir as informações em três partes, dispostas por períodos de tempo: Parte I: Século XIX; Parte II: Século XX; Parte III: Século XXI. Em cada uma destas partes/séculos, as associações foram elencadas por décadas, conforme a data de sua fundação, seguindo o formato de linha do tempo. As informações foram registradas na seguinte ordem: Nome(s) da Associação; Data de Fundação; Fundadores; Esportes; Localização; Situação Atual; Referências; Contato. Este trabalho resultou na identificação de mais de 1.000 associações esportivas no Rio Grande do Sul distribuídas no período
de 15 décadas, abarcando desde o ano de 1863 até o ano de 2023.
Os 10 anos de pesquisa que separam as duas edições se materializam ao compartilharmos material registrado de forma metódica e sistemática, visando compilar numa mesma obra informações dispersas em diferentes fontes. De tal modo, com este registro de “lugares de memória” (como referiu Pierre Nora), espera-se contribuir para reflexões e estudos sobre o fenômeno do associativismo esportivo. Os vestígios do passado, aqui expostos como fontes e “lugares de memória”, além de um aporte para os grandes desafios das pesquisas em História do Esporte, também se destinam para leitoras(es) interessados em conhecer memórias esportivas.