Resumo

Objetivos:

Examinar as associações do tempo total sentado, assistindo TV e no lazer do computador com biomarcadores de risco cardiometabólico em adultos. Desenho: Estudo transversal de base populacional.

Métodos: circunferência da cintura, IMC, colesterol total, colesterol HDL, pressão arterial, glicose não em jejum, gama glutamiltransferase (GGT) e triglicerídeos foram medidos em 48.882 adultos com 20 anos ou mais do Nord-Trøndelag Health Study 2006-2008 (HUNT3 ) Modelos de regressão múltipla ajustados foram usados ​​para testar as associações entre esses biomarcadores e o tempo total autorrelatado para sentar, assistir TV e usar o computador no lazer em toda a amostra e por subgrupos de estado de doença cardiometabólica.

Resultados: Em toda a amostra, relatar o tempo total sentado ≥10 h / dia foi associado a IMC, circunferência da cintura, colesterol total, colesterol HDL, pressão arterial diastólica, pressão arterial sistólica, glicose não em jejum, GGT e níveis de triglicerídeos mais baixos em comparação com aqueles que relataram tempo total sentado <4h / dia (todos p <0,05). Assistir TV ≥4 h / dia foi associado a pior IMC, circunferência da cintura, colesterol total, colesterol HDL, pressão arterial sistólica, GGT e triglicerídeos em comparação com assistir TV <1h / dia (todos p <0,05). O uso de computador no lazer ≥1 h / dia foi associado a pior IMC, colesterol total, pressão arterial diastólica, GGT e triglicerídeos em comparação com aqueles que não relataram nenhum cálculo no lazer. As análises de subgrupos por status de doença cardiometabólica mostraram padrões semelhantes em participantes sem doença cardiometabólica, enquanto padrões semelhantes, embora não significativos, foram observados naqueles com doença cardiometabólica. Conclusões: O tempo total sentado, assistindo TV e o uso do computador no lazer estão associados a perfis de risco cardiometabólico mais pobres em adultos. Reduzir o comportamento sedentário ao longo do dia e limitar a exibição de TV e o uso do computador nas horas de lazer podem trazer benefícios à saúde.

Acessar