Resumo

Mangold e Faulds (2009) postulam que a crescente utilização da internet levou as mídias sociais a terem uma grande relevância na comunicação entre milhares de pessoas, possibilitando a troca de experiências sobre produtos e empresas. Crespo e Pereira (2014) afirmam que as redes sociais também alteraram a forma da comunicação das organizações com seu público e que hoje é indispensável que essas entidades se façam presentes nessa dimensão do mundo virtual, criando um relacionamento ainda mais forte entre a marca e os seus consumidores. Similarmente ao que ocorreu nos demais setores, as organizações do setor do futebol também utilizam as mídias sociais como uma forma de interagir e se aproximar dos(a) torcedores(a), além de poder promover seus produtos, jogos e, principalmente, reforçar a imagem da marca do clube (Assis et al., 2014). Para de Souza et al. (2016), as redes sociais ampliaram a experiência do(a) torcedor(a), pois ele(a) pode consumir diversos conteúdos além das tradicionais partidas exibidas por meio dos veículos de mídia. Acreditase que um elemento essencial de se analisar é o teor das comunicações feitas pelas organizações esportivas nas redes sociais. Trabalhos como o de Pegoraro (2010), Frederick et. al (2012), e Ferreira e Santana (2021) já fizeram essa análise no Twitter. Carfesan e Santana (2021) pesquisaram as comunicações feitas por atletas no Facebook, mas não abordaram o tema sob a perspectiva da comunicação partindo da organização. Vista a ausência prévia de trabalho com esse recorte e a proeminência do Facebook no mundo corporativo (Statista, 2022), analisou-se as comunicações de uma organização esportiva nessa plataforma. Objetivos: (i)identificar os diferentes tipos de assuntos abordados por uma organização esportiva no Facebook e (ii)categorizá-los por semelhança de tópicos tratados. Método: a pesquisa documental foi realizada tendo como objeto de estudo o site do Facebook da organização polidesportiva Real Madrid Club de Fútbol (Madrid).