Atenção, Aprendizagem, Educação Física e Deficiência Mental
Por Eugênia Amarante Cidade e Souza (Autor), Iverson Ladewig (Autor), Maria da Consolação Tavares (Autor).
Em Sobama v. 1, n 1, 1996. Da página 18 a -
Resumo
No ser humano, a aprendizagem visa urna adaptaçáo do indivíduo ao meio ambiente. Isto é o resultado da Percepção, armazanarnento, controle e transformação da inforrriátca, utilizando para isto recursos internos (hereditários) eexternos (meio). Para aprender o indivídup manipula diversas atividades, que por miais simples que sejam, envolvem soluçõess de problemas que Nol ic iram o funciona-mento de suas estruturas cognitivas. Durante diversos passos deste processos a arenção é multo importante, mais especialmentea atençao seletiva, Atenção seletiva é a habilidade de dirigir o foco de atenção para uni ponto ou objeto específico (relevante) no meio ambiente, ao mesmo tempo em que a informação irrelevante são descartadas. Quando o professor de educação física que atua com deficientes mentais estiver planejando ou reestrutueando suas atividades, poderá se utilizar dicas para aumentar a comicidade de atençáo seletiva de suas crianças, "rotulando" aspectos importantes da tarefa com alguma dica especifica, Mais do que isso, o desafio é orientar o aluno para a importância e o significado das dicas, possibilitando o deficiente Mentiu a pensar sobre o que está fazendo. O objetivo deste trabalho é o de ressaltar a irriiportáncia do uso de dicas especiricús com crianças deficientes menntais.