Atendimento Educacional Especializado na Educação Física: Experiências de Mediação Para Aprendizagens Sociais de Alunos com Transtorno do Espectro Autista

Por: Otacilio Alves dos Reis.

76 páginas. 2020 08/04/2020

Send to Kindle


.Resumo

O estudo parte das inquietações do próprio educador durante a atuação profissional. O objeto de estudo é a mediação em torno do processo ensino-aprendizagem, de maneira a esclarecer as dificuldades vividas pelos educadores e educandos e contribuir para ampliar as alternativas de compreensão e de solução para o desafio de promover a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Utiliza a flexibilização educacional para descrever o processo dinâmico que envolve o educador e o educando, possibilitando a criação de experiências sociais significativas que contribuam para o sucesso da aprendizagem e do desenvolvimento na educação especial com ênfase em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Toma como referencial teórico os conceitos de Ciclo de Mediação, Experiência de Aprendizagens Mediada, por meio da teoria de Feuerstein (2014). Esses conceitos permitem analisar e observar problemas na situação educativa e com isso possibilita criar estratégias para possíveis soluções. É uma Pesquisa Pedagógica exploratória de caráter qualitativo realizada em um Centro de Ensino Especial no contexto do Atendimento Educacional Especializado Complementar no componente Educação Física com um grupo de 05 alunos do ensino especial sendo 02 alunos focais com diagnóstico de TEA. Como objetivo buscou-se compreender a mediação docente, as possibilidades de adaptação das atividades e por fim recorreu-se a uma Teoria adicional complementar, a saber, o conceito de jogo da Terapia psicomotora de Vecchiato (2003), a fim de enriquecer a análise do processo de construção de experiências de aprendizagem no âmbito do Atendimento complementar da Educação Física para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que diante dos conceitos expostos o educador deve pensar e criar novas formas para a prática pedagógica para com isso efetivar a aprendizagem e a inclusão.

Endereço: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38496

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.