Atendimento Especializado em Esporte Adaptado: Discutindo a Iniciação Esportiva Sob a ótica da Inclusão
Por André Luís Normanton Beltrame (Autor), Tânia Mara Vieira Sampaio (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 26, n 3, 2015. Da página 367 a 376
Resumo
Nesta pesquisa, a prática da educação inclusiva foi objeto de reflexão, a partir da análise de um projeto de Atendimento Educacional Especializado (AEE), chamado Centro de Iniciação Paralímpica (CID-PL). De abordagem qualitativa e descritiva e por meio de entrevista semiestruturada tivemos como objetivo analisar e discutir, a partir da percepção de seus professores, se o CID-PL atende aos referenciais de uma proposta de educação inclusiva. A partir da convergência dos resultados nas categorias de análise: competição, participação e reflexos na escola percebemos fortes indicativos da competição e treinamento como único objetivo do projeto distanciando da participação e seu diálogo com a escola que se pretende inclusiva. Concluímos que embora exista uma forte presença da reprodução de valores é papel do professor desconstruí-las problematizando questões mais complexas e se envolvendo por meio do diálogo, com os anseios e frustrações de quem são seus protagonistas.