Atitudes de Graduandos em Educação Física do Cefid em Face da Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
Por Thaís Silva Beltrame (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 15, n 2, 2004.
Resumo
O estudo teve como objetivo verificar atitudes de graduandos em Educação Física do Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina em face da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Trata-se de um estudo do tipo descritivo-exploratório, tendo como participantes 125 alunos matriculados na quinta e na oitava fases da Licenciatura e do Bacharelado do curso de Educação Física do CEFID no ano de 2004. Como instrumento de coleta foi utilizado o Questionário de Atitudes de Sánchez e Alonso (1985), composto de 30 itens, cada um dos quais com 5 alternativas, tipo "Likert", variando desde "desacordo total" até "acordo total". Os participantes apresentaram uma atitude positiva frente à inclusão, representada por 86,4% dos acadêmicos; no entanto, concluí-se que há necessidade de proporcionar experiência e conhecimento das deficiências a estes acadêmicos para que possam atuar de forma inclusiva.