Resumo

Esta dissertação teve como objetivo analisar a forma de organização de uma atividade em pequenos grupos no contexto de aulas de Educação Física e seus desdobramentos no que se refere ao desenvolvimento da atividade e às relações interpessoais dali decorrentes. Pautadas na perspectiva histórico-cultural, foram tomadas como unidade de análise as significações veiculadas e produzidas no decurso dessa atividade pelos sujeitos compostos por uma professora de Educação Física e uma de suas turmas do ensino fundamental de uma escola municipal. Intencionando captar nuances da trama dialógica configurada pelas falas e expressões gestuais dos sujeitos em relação, foi utilizado como procedimento para a coleta de dados o uso de filmagens em VHS (videografia) e para a sua análise, a técnica de análise de episódios (Smolka, 1991). Para tanto, a professora dividiu a turma em grupos, e organizou a atividade que posteriormente foi analisada em quatro momentos: elaboração, apresentação, execução e avaliação de um jogo, sendo que as análises da presente pesquisa se centraram no movimento de um dos grupos. Mais do que conclusões, este estudo pretendeu explicitar processos, portanto, a partir dos dados analisados, foi possível apreender o fluxo de interações e significações propiciadas pelo desenvolvimento da atividade e pelas intervenções da professora.

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